domingo, 24 de agosto de 2008

Blue chips ou small caps ....qual a melhor opção?

Como definir BLUE CHIPS?

Definição: Jargão utilizado no mercado financeiro para definir ações de empresas tradicionais e de grande porte, com grande liquidez e procura no mercado de ações. O termo "blue chip" vem do pôquer, jogo de cartas no qual as "fichas azuis" são as mais valiosas.

Como definir SMALL CAPS?

As Small Caps - também conhecidas como ações de 2ª e 3ª linhas - são ações de empresas de patrimônio líquido, liquidez e volume de negócios inferiores às ações Blue Chips.

À espera de um grau de investimento maior, as SMALL CAPS se destacam na rentabilidade provável neste ano de 2008.

Empresas promissoras, são penalizadas pelas crises uma vez que não garantem uma fuga rápida aos seus investidores, os quais preferem migrar para as BLUE CHIPS onde terão, no caso de uma queda brusca, maior possibilidade de fuga do ativo, com mínima desvalorização.

Isto tem conferido às SMALL CAPS uma rentabilidade irreal nos últimos meses. Mas também não quer dizer que signifique baixo rendimento neste ano.

O ano de 2008 é um ano o qual promete à economia brasileira e, consequentemente quem tem mais a ganhar são as SMALL CAPS, uma vez que há muitos fundos estrangeiros somente à espera da passagem do furação "SUBPRIME" para desfrutarem dos lucros que serão proporcionados por estas "VEDETES" do mercado.

Grande parte virá do exterior, mas ao mesmo tempo haverá migração das BLUE CHIPS às SMALL CAPS de capital o qual já se encontra em território nacional, causando desta forma uma valorização mais expressiva por parte destas promissoras empresas, em relação às grandes da BOVESPA.

Isto não quer dizer baixo rendimento para as BLUE CHIPS, mas sim alto rendimento para as SMALL CAPS.

Desta forma, vale a pena mantermos um olho nelas, pois assim que este furação se for, a calmaria irá beneficiar muitas empresas denominadas SMALL CAPS, que tem de tudo para se tornarem uma BLUE CHIP.